quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CÓRREGO DO OURO: Iniciativa do MP Possibilita Inclusão Digital.



Inauguração do Tele Centro
Córrego do Ouro

A efetividade nas ações do Ministério Público na defesa do patrimônio público, com o retorno à própria comunidade de recursos dela tirados, pôde ser constatada hoje (21/9) pela manhã, ao ser inaugurada a biblioteca digital de Córrego do Ouro
Inclusão digital

Foi a partir de uma conversa informal do promotor com a secretária de Educação de Córrego do Ouro, Rosânia Maria, sobre o acesso dos alunos a conteúdos didáticos da internet que foi realizado um levantamento no município constatando que 90% dos estudantes não tinham essa oportunidade nem condições econômicas para adquirir computador e impressora.
A inclusão digital, então, passou a ser um objetivo comum da administração municipal e do Ministério Público, concretizada com a criação do centro digital. O local abriga agora a biblioteca digital climatizada, que será utilizada para pesquisas amplas, para a realização de aulas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e pelas escolas do município. O espaço conta, inclusive, com um orientador, Silvio Marques, que presta serviço das 7 às 11 horas e das 12h30 às 16h30.
A iniciativa deu motivação também para que a administração municipal reabrisse a biblioteca tradicional, fechada há nove anos, e que agora integra a unidade. O acervo ganhou mais de mil novos exemplares e está à disposição dos interessados. Foi aberta ainda uma sala de estudos para os frequentadores do telecentro.
Agora, mais de 400 estudantes e toda a comunidade de Córrego do Ouro terão acesso à biblioteca digital e estruturas complementares, inauguradas oficialmente nesta quarta-feira. Esse projeto piloto será levado também para os municípios de Sanclerlândia e Buriti de Goiás.

Promotor Danni Sales.

Educação 
Conforme explica o prefeito Bento Vicente, a educação tem sido tratada com seriedade no município. Assim, além da inauguração do telecentro, as três escolas da rede municipal – Casa da Criança, Escola Ana Morato e a Escola da Carmolândia – contam com laboratório de informática, para a iniciação básica dos alunos.
A administração municipal, sensível à situação dos alunos da zona rural, passou a oferecer também um café da manhã antes do início das aulas, além da merenda escolar. Segundo a secretária de Educação, “a melhoria da alimentação dos alunos foi fator determinante para um salto no desempenho escolar das crianças”.
Em Córrego do Ouro, os professores da rede municipal de ensino também têm sido capacitados para a inclusão digital, por meio de cursos oferecidos pelos NTEs.
Efetividade

Para o promotor de Justiça, medidas simples e de fácil execução podem abrir horizontes e expectativas de um futuro diferente. Com o propósito de dar efetividade às ações de improbidade, Danni Sales priorizou as áreas da Saúde e da Educação. Em Sanclerlândia, por exemplo, o posto de saúde da cidade está sendo reformado com recursos oriundos de ações de improbidade e com contrapartida da prefeitura. Um termo de ajustamento de conduta com a prefeitura de Córrego do Ouro, a ser assinado em breve, terá como objeto a remodelação do posto de saúde da cidade.
Alunos e Professores Prestigiando o Evento.


Sala do Tele Centro .


























 (Texto : Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

0 comentários:

Postar um comentário