É hora de Modelar!
A professora Francisca desenvolveu um lindo trabalho com a turma
do 5 Ano 'B' do período Vespertino.
Aonde todos os alunos tiveram que trazer e preparar os matérias para fazer massinha de modelar para enfim fazerem personagens de fabulas de acordo com o conteúdo que foi passado durantes os dias anteriores.
Todos os alunos tiveram que contar uma fábula de acordo com o personagem criado.
Parabéns Professora Francisca, pelo excelente trabalho desenvolvido na sala de aula!
Segue abaixo as fotos do evento:
Os alunos do 5º ano “B” do turno vespertino neste dia 23/08 fizeram um teatro sobre:A chegada dos Bandeirantes e apresentaram uma paródia com a música Lê Lê Lê de João Neto e Frederico e uma poesia produzida por eles mesmos com auxilio da professora Francisca Barbosa e Maria Celma . Uma maneira agradável de explicar para os alunos desta unidade escolar a história de Goiás.
Paródia da Música LÊ LÊ LÊ de João Neto e Frederico
Em pleno sertão que aqui os bandeirantes chegaram
Querendo saber das minas de ouro e não encontraram
Para os índios perguntaram , mas de nada eles sabiam
Índio era amigo e de ouro não entendia.
Eu vou fazer uma proeza
E fogo nos rios vou colocar
E acabar com a riqueza
Para o índio nada vai sobra a a a a a
Eu sou mau e lhe garanto
Eu sei fazer um feitiço ô ô ô
E acabar com sua comida â â â
E o índio jamais vai esquecer êêê
Autoria:
Alunos do 5º ano “B” e professora de apoio Maria Celma de Oliveira
Aprendizagem lúdica vinculada à realidade.
É importante que no trabalho com os alunos da Educação Infantil, o professor esteja ciente de que cada criança tem seu ritmo, seu tempo. Esse tempo e esse ritmo devem ser respeitados, da mesma forma que sua cultura deve ser respeitada.
Segundo Piaget, a individualização deve ser entendida como uma tentativa de se fazer o que é melhor para cada criança – o que faz mais pelo seu desenvolvimento posterior. Isto, às vezes, consistirá em atividades individuais e outras vezes, em atividades em grupo. As atividades serão selecionadas ora pelo aluno individualmente, ora pelo professor ou pelo grupo.
Outro ponto importante, é que o professor deve trabalhar as noções ou conceitos matemáticos com a criança sempre utilizando o concreto.
Cássia Ravena Mulin de Assis Medel
Pedagoga e Escritora
4º "B" Vespertino Profª:Renata Silva |
Ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós, como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.
A professora Renata Silva tem essa preocupação. Suas aulas são dinâmicas e criativas por isso as aulas estão tendo um bom aproveitamento.A professora Renata leciona no turno vespertino para as turmas de 4º e 5º ano.
5º "B" Vespertino Profª:Renata Silva |
Parabéns Pelo Trabalho!
A HISTÓRIA DE GOIÁS.
A turma do 5º ano "B" , na disciplina de história , neste 4º bimestre está estudando a história de Goiás e sua origem e seus acontecimentos.Segundo a história , o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva ,apelidado por Anhanguera chegou á região . A origem desse apelido está numa lenda, que foi contada de geração em geração também em livros de historiadores.Conta a lenda que Bartolomeu Bueno da Silva , o pai , entre 1673 e 1682 , na viagem a Goiás , um dia encontrou um grande número de indígenas , na beira de um córrego.Perguntou - lhes onde poderia encontrar pedras brilhantes .Como não obtivesse resposta ,aproximou - se mostrando - lhes uma vasilha com aguardente.Interrogou-os de novo sobre as minas que procurava, e como ainda não obtivesse resposta, pôs fogo na aguardente , que imediatamente fez chamas.Os indígenas ficaram assustados, pois pensavam que se tratasse de água do córrego.Bartolomeu,percebendo o espanto, os ameaçou dizendo - lhes que colocaria fogo nas águas, como se estivessem na presença do diabo , e o chamaram de Anhanguera , que na língua indígena significa "diabo velho" ou "mau espírito".A partir da lenda , que foi bem trabalhada em sala de aula , a professora Arlene Lionel , dividiu em grupos os alunos e cada grupo iria representar a lenda de forma dinâmica. Um grupo iria representar representar em forma de teatro.Outro iria criar uma história em quadrinhos e o terceiro grupo iria criar uma poesia e recita la. A apresentação dos trabalhos foi dia 18 de novembro , no pátio da escola , para todos os alunos do turno vespertino e segundo a professora Arlene foi muito satisfatório e prazeroso desenvolver esse trabalho.
Parabéns para vocês!
Morada do Inventor
A professora pedia e a gente levava,
achando loucura ou monte de lixo:
latas vazias de bebidas, caixas de fósforo,
pedaços de papel de embrulho, fitas,
brinquedos quebrados, xícaras sem asa,
recortes e bichos, pessoas, luas e estrelas,
revistas e jornais lidos, retalhos de tecido,
rendas, linhas, penas de aves, cascas de ovo,
pedaços de madeira, de ferro ou de plástico.
Um dia, a professora deu a partida
e transformamos, colamos e colorimos.
E surgiram bonecos esquisitos,
bichos de outros planetas, bruxas
e coisas malucas que Deus não inventou.
Tudo o que nascia ganhava nome, pais,
casa, amigos, parentes e país.
E nasceram histórias de rir ou de arrepiar!
E a escola virou morada de inventor!
Poema de Elias José
achando loucura ou monte de lixo:
latas vazias de bebidas, caixas de fósforo,
pedaços de papel de embrulho, fitas,
brinquedos quebrados, xícaras sem asa,
recortes e bichos, pessoas, luas e estrelas,
revistas e jornais lidos, retalhos de tecido,
rendas, linhas, penas de aves, cascas de ovo,
pedaços de madeira, de ferro ou de plástico.
Um dia, a professora deu a partida
e transformamos, colamos e colorimos.
E surgiram bonecos esquisitos,
bichos de outros planetas, bruxas
e coisas malucas que Deus não inventou.
Tudo o que nascia ganhava nome, pais,
casa, amigos, parentes e país.
E nasceram histórias de rir ou de arrepiar!
E a escola virou morada de inventor!
Poema de Elias José
Sala do 3º "B" Vespertino |
Aluna Gabriela com sua maquete. |
Ótimos trabalhos. |
A professora Geralda Pereira do 3º “B” vespertino trabalhou com a turma esse texto com a parte de gramática e interpretação de texto e ortográfia. O objetivo foi estimular a criatividade e o gosto pela leitura e o desenvolvimento da oralidade. Ele é um texto muito riquíssimo e por isso foi explorado vários temas um deles foi a Conscientização de como é importante preservar a natureza evitando jogar lixo fora do lixo e observar que o que usamos muitas vezes pode ser reaproveitado depende de nossa criatividade. Foi também mostrado videos para os alunos mostrando como funciona o projeto Tamar.Finalizamos o trabalhando fazendo uma exposição de sucatas ,cada criança fez o seu com a ajuda dos pais. Os trabalhos ficaram ótimos.
Parabéns professora e alunos!!!
"Não existe outra via para a solidariedade humana senão a procura e o respeito da dignidade individual".
DIGA NÃO PARA BULLYING!!!
Professora:Arlene Lionel com a turma do 5º "B" Vespertino. |
As conseqüências para as “vítimas” desse fenômeno são graves e abrangentes, promovendo no âmbito escolar o desinteresse pela escola, o déficit de concentração e aprendizagem, a queda do rendimento, o absentismo e a evasão escolar. No âmbito da saúde física e emocional, a baixa na resistência imunológica e na auto-estima, o stress, os sintomas psicossomáticos, transtornos psicológicos, a depressão e o suicídio. A professora do 5º ano “B” vespertino Arlene Lionel construiu como os aluno panfletos informativos com o tema Bullying ,pois não podemos fugir desta realidade cruel que tem atingido nosso meio escolar. Sempre houve bullying mas infelizmente esse problema vem surgindo cada fez mais forte em nossa sociedade.Os alunos Foram para o laboratório de informática direcionado pela professora Arlene e começaram a produção de texto ,informando ,alertando , escolheram fotos de acordo com o texto ,finalizaram o trabalho em 180 horas . Foi um trabalho muito produtivo.Em seguida foram as ruas para distribuição dos panfletos nos comércios locais e sociedade em geral .A finalidade desse trabalho tanto para nos educadores e alunos foi e sempre será a conscientização e o respeito que devemos ter com o ser humano.
Parabéns!!!